Criar com Tecidos: Porta-copos e uma técnica

UOL

Porta-copos e uma técnica

Porta-copos 
Faz um bom tempo que eu tinha esse tutorial guardado nos favoritos. Talvez até esteja postado, mas resolvi traduzir seu passo-a-passo para quem tiver vontade de aprender um jeito muito legal de fazer esses porta-copos. A técnica é quase uma brincadeira, é fácil e o resultado muito bonito. E a partir dela acredito que se possa fazer outros trabalhos entrelaçando os tecidos do mesmo modo que se fez aqui.
Porta copos
Corte 6 quadrados de tecido estampado nas medidas de 15 x 15 centímetros. Corte um quadrado de entretela colante na medida de 10 x 10 centímetros.

Porta copos A -  Passe a ferro a entretela no avesso do quadrado escolhido para ser o lado de baixo do trabalho.
B - Escolha os quatro pedaços estampados que formarão os quadriculados da parte de cima do trabalho e dobre no meio cada um deles, vincando com o ferro as dobras, mantendo avesso com avesso, conforme ilustram os desenhos acima.
C – O quadrado que restou  servirá de forro interno.
Porta copos
1 – Coloque o quadrado que servirá de forro interno com o lado direito para baixo, conforme desenho correspondente.
2 – Em seguida, coloque o quadrado com a entretela (A) sobre o forro interno com o lado direito do tecido para cima, conforme desenho.
3 – Coloque um dos quadrados dobrados ao meio (B) sobre a montagem anterior (2), alinhando direitinho as beiradas com as laterais do tecido de baixo, observando que a parte dobrada deverá estar corretamente alinhada no centro do tecido de baixo, de acordo com a figura.
4 – Coloque o outro quadradinho dobrado ao meio conforme a figura correspondente.
5 – Depois faça o mesmo com o próximo pedaço dobrado ao meio, seguindo a figura.
6 – O último tecido colocado (representado na imagem pelo azul de bolinhas brancas) deverá ter sua metade inferior passada por baixo do tecido de baixo, de modo a ficar com apenas a sua metade superior aparecendo (veja na imagem 7)
7 – Agora acerte todos os tecidos de modo a ajustá-los e mantê-los com o centro bem alinhado e definido. Costure ao redor com o espaço do pé da máquina, como se vê na imagem correspondente.
8 – Corte o excedente dos cantos e vire o trabalho de dentro para fora, usando a abertura do meio, como se estivesse dobrando uma meia soquete.
9 – Com algo pontudo acerte bem os cantos pelo lado de dentro até ficar bem certinho. Passe a ferro e está pronto.
É bem legal de fazer, fácil, rápido e o resultado é muito bonito. Para quem é principiante é bom alinhavar tudo, virar o trabalho e ver como ficou. Só mesmo depois de fazer é que se tem como entender a técnica que é tão simples mas tão difícil de explicar e, principalmente,  de traduzir….
FONTE: http://allsorts.typepad.com/

Se quiser ver o vídeo da técnica, encontrei um aqui: http://www.graspr.com/videos/Easy-Quilter-s-Coasters