Criar com Tecidos: Dica 1: acertando as pontas ;)

UOL

Dica 1: acertando as pontas ;)

Emendar retalhos e deixar que suas pontas fiquem bem certinhas, unindo-se em um desenho bem feito. Esse é o objetivo de nossa primeira dica, uma das muitas que pretendo publicar aqui. Para tanto,  vamos seguir a imagem abaixo e entender cada passo. É bem básico mesmo, então acredito que ajude bastante o pessoal que está começando.

Quanto às imagens, foram feitas por mim para ilustrar de forma esquemática as explicações. Espero que gostem e que aproveitem.

Dicas 1: acertando as pontasNa imagem acima, trabalhamos com dois pedaços de tecido na cor verde e dois na cor bege. Todos cortados em quadrados de 10 cm x 10 cm.
O objetivo é emendá-los para que fiquem igual à figura 11.

1 – Junte dois quadrados, um de cada cor, lado direito com lado direito, acerte-os antes de receber a costura, conforme indica a seta da figura.

2 -  Costure os quadrados em um dos lados  para uni-los.

3 – Repita o passo 1  com os outros dois quadrados.

4 – Repita o passo 2 com os quadrados do passo 3.

5 – Olhe na imagem 5 e veja que tentei desenhar os dois quadrados recém costurados. Ao abri-los com o lado direiro para cima, deixe a costura do avesso para um dos lados (não abra essa costura a ferro de jeito nenhum). No caso do exemplo, deixei-a para cima. Para que ficasse fácil de entender,  o quadradinho bege foi desenhado mais claro, meio transparente, para que se visualize a costura.

6 – Na imagem 6, resolvi deixar o tecido bege para baixo e a costura do lado do avesso – que é visível através do quadradinho bege transparente – deverá ficar na direção oposta ao que se fez no item 5. Isso quer dizer que ficará para baixo e olhando as figuras 5 e 6 fica fácil entender o que se pretende fazer antes de costurar essas duas tiras.

7 – Quadradinhos costurados, lado direito para cima, costura no lado do avesso para cima.

8 – Quadradinhos costurados, lado direito para cima, costura no lado do avesso  para baixo (lado oposto à costura dos quadradinhos anteriores).

9 – A figura 9 mostra a hora em que preparamos as tiras para a emenda: juntam-se ambas, direito do tecido com direito, ajustam-se corretamente as costuras de cada tira, de modo que fiquem como se vê na imagem: a costura de uma tira para cima e a da outra tira para baixo, preparando-as para uma junção perfeita (o quadradinho vermelho assinala esse ajuste.

10 – Hora de unir as tiras: antes de passar na máquina, coloque o alfinete, prendendo as 2 tiras bem no meio, nas costuras dos quadrados, do jeito que vê no desenho.  A ponta do alfinete ficará no lugar sobre o qual você irá costurar. A agulha da máquina NÃO irá se quebrar por causa disso e este é exatamente o motivo pelo qual se consegue fazer uma emenda perfeita. É importante observar que somente dessa maneira como está colocado o alfinete – na horizontal – é que se consegue o efeito desejado, sem quebrar a agulha da sua máquina. Mas se resolver espetar esse alfinete na vertical, não vai dar certo.

11 – Esse é o quadro depois de pronto com as pontas centrais bem ajustadas.