Criar com Tecidos: Bolso interno com zíper: sim, é possível dar certo ;)

UOL

Bolso interno com zíper: sim, é possível dar certo ;)

Este texto não é uma tradução, mas demonstra o resultado da experiência feita com  as explicações encontradas neste tutorial:

http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html

Bolso interno com zíper. Ontem fiz um, seguindo essas explicações e deu certinho.

1 – O bolso tem 25 cm de largura x 18 cm de altura e eu cortei dois pedaços iguais de tecido, nessas medidas, em cor contrastante com a estampa do forro da bolsa onde apliquei o bolso. Cortei também dois pedaços de entretela aderente no mesmo tamanho dos tecidos do bolso e mais um pedaço na medida de 25 cm de largura x 7 cm de altura para colocar como reforço na parte onde o zíper foi costurado. E garanto que fica muito show! O zíper usado tem 20 cm de comprimento mas 19 cm de um dente ao outro. É isso que vai ser levado em conta na hora de abrir a casinha para costurar o zíper.

 

2 – Colei a entretela nos tecidos do bolso, do lado do avesso. E na extremidade superior de um deles, colei mais uma entretela, a de 7 cm de altura. Isso vai servir para deixar o local do zíper mais estruturado e firme. E costurei as extremidades do zíper para segurá-las, assim:

Bolso Interno 1

Imagem do tutorial: http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html

3 - Depois de preparados os tecidos do bolso, peguei o tecido onde pretendia aplicá-lo, o forro de uma bolsa que estou fazendo. Medi a altura onde iria o bolso, encontrei o meio do forro, o meio do bolso, e coloquei o bolso sobre o forro, direito com direito, prendendo com alfinetes, conforme a imagem do tutorial original:

Bolso interno 2 Imagem do tutorial: http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html

4 - E por se tratar da parte onde seria costurado o zíper, coloquei o bolso que tinha entretela a mais na parte superior, o reforço para o zíper de que falei antes.  E olhe o desenho que foi feito para ser costurado o zíper. Como a parte dentada mede 19 cm, (veja as marcas em azul sobre o zíper)  foi desse tamanho que desenhei um retângulo sobre o avesso do bolso entretelado. Para ser bem exata, o retângulo mediu 19 cm de comprimento por 1 cm de altura. Depois foi desenhar um V nas extremidades e traçar a linha central (em preto). Aliás, esse retângulo deve ficar centralizado no bolso e deve ter alguns centrímetros abaixo do topo desse bolso. Assim como se vê nas imagens, desse jeito mesmo.

5 - No passo seguinte, é necessário passar a máquina sobre o retângulo desenhado ( aqui está em azul). Depois de bem costuradinho, é hora de abrir a fenda, cortando sobre a linha preta com cuidado. Comecei com um cortador ou estilete para depois continuar com a tesoura. Olha na imagem como foi feito:

Bolso interno 3

Imagem do tutorial: http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html

6 – Você terá de recortar o V das extremidades, mas esse recorte deve ser cuidadoso para que não avance demais e não pegue em nenhuma costura. Isso feito, vire para dentro o bolso que acabou de prender ao forro. Vai ver que legal de fazer.

Bolso interno 4Imagem do tutorial: http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html

O lado direito do forro vai ficar como na primeira foto dessas duas. E o avesso do modo como está na imagem acima.

7 - Agora, meninas e meninos, hora de pregar o zíper, certo? Pois alfinete o zíper direitinho, mantendo alinhamento e distância corretos. Não é simples de fazer, não, e eu alinhavei o zíper inteirinho para só depois costurar. E deu certo! A costura deve passar a uns 2 mm de distância da borda. Faça com calma, devagar para não errar.

Bolso interno 5

Imagem do tutorial: http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html

Use o pezinho de pregar zíper e costure devagar para a costura sair o mais reta possível.

8 - Agora é hora de terminar o bolso. Ainda sobrou uma parte para ser costurada, certo?
Vamos para o avesso do trabalho e sobre o bolso coloque o a outra parte, direito com direito, alfinete, afaste o tecido do forro e costure ao redor dos bolsos para fechá-los. Assim:

Bolso interno 6

Imagem do tutorial: http://u-handbag.typepad.com/uhandblog/2007/02/zippered_inner_.html