Criar com Tecidos: Bolsinha em Patchwork.

UOL

Bolsinha em Patchwork.

bolsinhajaponesa

Amei esta bolsinha, uma fofa! Resolvi me aventurar a fazer uma também a partir dos esquemas e explicações (em Japonês. Ou Chinês???). Está em andamento, quase no fim, ainda preciso costurar o zíper e concluir alguns detalhes, mas não quis esperar mais para dividir com vocês a minha experiência que, confesso, foi bem legal, pois além de fácil de fazer, o resultado é muito bom e para aquelas que são iniciantes vale a pena tentar. Recomendo. As medidas do tutorial não precisam ser seguidas à risca, vocês podem optar por fazer a bolsinha maior ou menor. Os tecidos utilizados na minha bolsinha são recortes coordenados, daí combinarem, mas as costuras – feitas às pressas – poderiam ser muito melhores. Ainda estou testando a florzinha, não está acabada e mesmo sem ter fotografado as etapas da bolsinha, resolvi me valer de fotos diversas para ilustrar a técnica explicada.

Se quiserem conhecer os tutoriais inteiros de onde essas imagens foram retiradas, estão publicadas aqui no Blog e deixo os links para vocês: Saquinho para Presentes e Necessaire japonesinha.

 

Minha bolsinha em andamento. Clique para ver em tamanho maior:

bolsinhaj

bolsaj2

Materiais:

30 quadradinhos de tecidos variados de 4 X 4 centímetros (depois de costurados)
2 retângulos de tecido de 24 x 6 centímetros (depois de costurado)
Manta Acrílica fina de 24 x 32 centímetros
Tecido para o forro no tamanho de 24 x 32 centímetros
Zíper do tamanho da abertura da bolsinha e na cor do tecido principal
Tesoura, linhas, dedal, cortador circular, placa de corte

Abaixo a explicação de como eu fiz:

modelagembolsajap O esquema (agora abrasileirado) mostra que precisaremos de
A - 30 quadradinhos de tecidos estampadinhos e diversificados, mas em harmonia ;). Depois de costuradinhos, deverão medir 4 X 4 centímetros a fim de que formem um retângulo de 20 centímetros de altura. Daí que deverão cortar o tecido maior para receber a costura. Para a minha bolsinha, cortei quadrados com 6 X 6 centímetros e depois de costurados ficaram no tamanho desejado. Para cortá-los, o ideal é utilizar uma placa de corte (tapete) e cortador circular, além da régua. Mas poderá também fazer um molde bem certinho e cortar os quadradinhos com a tesoura. Fica a critério de cada um o modo de fazer esses cortes.

B – Dois retângulos que deverão medir 24 X 6 centímetros depois de costurados. Então, fazer como no passo anterior: ao cortar, deixar uma reserva para a costura.

  • Formar um retângulo de 24 X 20 centímetros com os quadradinhos.
    Costurar em cada borda desse retângulo o tecido de 24 X 6 centímetros.O tamanho total  será de 24 X 32 centímetros. Este é o tecido pronto para fazer a bolsinha. Posteriormente será dobrado ao meio (olhe no gráfico a marca ao lado do número 20 indicando onde se deverá fazer a dobra para em seguida fazer o fechamento das laterais.
  • Passe a ferro o trabalho feito até aqui e admire o quanto já  está  ficando bonito com as combinações de cores e estampas que você escolheu e viu que deram certo ;)
  • Hora de cortar a manta acrílica e o forro para a bolsinha. Na minha eu usei manta fina, pois ainda teremos de franzir as bordas e para o forro um tecido liso na cor predominante das estampas.

    Acerte o retângulo feito por você de 24 X 32 sobre a manta, deixando 1 cm de borda de manta além do retângulo de tecido. Olhe o esquema abixo:

manta

Seguindo a ordem da numeração depois de emendar os quadradinhos:

1 – Emendar o retângulo de tecido (24 x 6) na borda superior
2 -  Emendar o retângulo de tecido (24 x 6) na borda oposta
3 -  Colocar a manta embaixo do tecido, deixando uma borda de 1 centímetro ao redor. Prender a manta e o tecido com alinhavos. Esticar bem para não franzir quando quiltar.
4 -  Quiltar à máquina ou à mão a área dos quadradinhos, prendendo, assim, a manta e o topo (tecido). Poderá costurar na diagonal, conforme o esquema acima, ou conforme o que desejar, usando, inclusive, pontos decorativos da sua máquina de costura.
5 -  Franzir as duas extremidades do tecido até chegar aos 18 centímetros, conforme mostra o esquema. 

 

Depois de quiltar e franzir o tecido da bolsa, corte as sobras da manta ao redor, dobre ao meio direito com direito, deixando o avesso para fora. Costure cada uma das laterais, fechando a bolsinha. Meça 3,5 centímetros da extremidade de cada ponta para dentro, assim:

ponta 
Faça uma costura e corte o triângulo de 3,5 fora. Ficará assim:

pontas2 

As imagens ilustram a explicação, mas não correspondem à bolsinha que não teve seu PAP fotografado, ok?

Forro: para o forro, corte um retângulo de tecido no tamanho de 24 X 32 centímetros. Faça um franzido em cada extremidade igual ao da bolsinha, dobre o tecido ao meio, direito com direito e feche as laterais no avesso, deixando um vão sem costurar de mais ou menos 8 centímetros. Repita os mesmos passos anteriores para acertar as extremidades em triângulo (imagens acima)

Coloque a bolsinha com o lado direito do lado de fora e o forro com o lado direito para dentro.
Desta forma, coloque a bolsinha dentro do forro,assim:

bolsaforro 

Observe que o lado direito da bolsa “beija” o lado direito do forro. O mesmo deverá ser feito com a nossa bolsinha e o forro. Fácil, não é? (Não esqueceu daquela abertura na lateral do forro, né?) Pois deverá continuar aberta. Poderá ter uns 8 a 10 centímetros, mais ou menos.
Ajuste bem as bordas superiores da bolsa com as do forro, acertando bem costura com costura nas laterais. Ao contrário desta imagem, nossa bolsinha terá bordas franzidas. Passe uma costura à máquina ao redor dessas bordas, prendendo-as, utilizando o espaço de um pezinho de máquina. Costura feita, use aquela abertura de 10 cm para virar o forro para o  lado direito, enfiando-o dentro da bolsa, assim:

forro   forrovirado

Para rematar a borda franzida da bolsinha, faça-o com um viés. O zíper deverá ser costurado à mão, conforme imagens:

 ziper1 ziper2

Espero que tenham gostado e que possam aperfeiçoar e acrescentar. Este PAP é apenas o resultado de minha experiência (ainda em andamento) que poderá ser útil, principalmente por estar em  Português….:)