Criar com Tecidos: Sacola de compras

UOL

Sacola de compras

Antes de começar devo confessar que sou péssima no quesito fotografar. Invariavelmente tudo o que eu tento retratar fica mil vezes melhor pessoalmente. E não seria diferente com esta sacola de compras que ficou tão bonitinha, mas tão sem jeito nas fotos que se seguirão. E para acreditarem no que estou dizendo só existe um caminho: fazer  uma dessas e admirar o quanto bonita e prática ela é.

sacolapronta 

Os tecidos utilizados são dois retângulos de 53X39 (centímetros) para a sacola, dois retângulos nas mesmas medidas para o forro, dois retângulos de 10X36 (centímetros) para as alças e dois retângulos na mesma medida para o forro das alças. Eu tinha tricolines compradas na Niazi Chohfi na 25 de Março, tecidos leves, um estampadinho e o outro liso no mesmo tom de parte da estampa. Daí que a cor lisa ficou para o forro e nas alças o tecido do forro assumiu o lado direito e o estampado o lado avesso. Uma inversão que deu certo e deixou a sacola bem fofa (na minha opinião….rerere)

Depois de cortados os tecidos, hora de montar a sacola:

1 – Começar pelas alças: costurar os retângulos de 10X36, unindo o tecido estampado e liso avesso com avesso, fechando apenas as laterais. Depois de costuradas, virar as alças para o lado direito e fazer uma costura pespontando toda a extensão costurada:

alcas

2 – Depois de prontas as alças, hora de costurá-las nos retângulos da sacola. 
Pegue os dois retângulos do tecido principal de sua sacola (neste tutorial é o estampado) e coloque-os certinhos um sobre o outro avesso com avesso,  ficando o lado direito para fora. Se preferir, pode alfinetar as laterais para ficar mais fácil. Meça 7 centímetros a partir de cada borda do tecido e marque o tecido neste ponto. Faça o mesmo na borda oposta do retângulo e também no lado de trás do que será a sacola. Olhe a imagem abaixo:

alca0  Parece um vestidinho, né? Olhe que medi e marquei (estrelinhas) o local certinho onde vou posicionar a ponta da alça. Aliás, observe que a alça está com o lado florido para fora, pois eu pretendo que o lado direito seja o liso, portanto, ao pregar as alças, elas deverão estar com o avesso para fora e o lado direito para dentro.
3 - Prenda com alfinetes as duas alças, seguindo a distância de 7 cm da borda do tecido para a parte da frente e para a  parte de trás da sacola. Olhe a foto abaixo para ver como ficará:

alca2

alca22 4 - Faça o mesmo com a outra alça

5 - Coloque a sacola na posição da figura 3 e sobre ela o forro (direito com direito do tecido). Prenda com alfinetes ou alinhave.

forro 6 - Faça uma costura à máquina, prendendo corretamente o forro, alças e sacola. Não é necessário prender as laterais dos tecidos e dos forros. A costura passa apenas na borda superior do tecido de ponta à ponta.

7 -  Faça o mesmo com a parte traseira da sacola.

8 - Vire o forro para a parte interna da sacola e seu trabalho ficará assim:

pespontos As laterais estarão abertas e deverão permanecer assim.

8 -  Acerte bem com o ferro o tecido que acabou de costurar e pesponte ao longo de toda essa costura, usando pontos decorativos da máquina se quiser. Faça isso na parte da frente e na de trás da sacola.

9 - Mantenha a sacola (já pespontada) do lado direito, acerte bem as laterais e o fundo para serem fechados, passe a ferro se precisar e alfinete ou alinhave para facilitar o fechamento que será feito pelo lado direito nesta primeira etapa.

10 - Depois de acertados os três lados (laterais e fundos), feche as laterais e o fundo, sempre do lado direito do trabalho.

11 - Agora vire a sacola para o avesso e passe nova costura nas laterais, fechando a costura anterior:

cost1 cost2

12 - Não costure ainda o fundo da sacola. Primeiro vamos dobrar as laterais para dentro no limite das alças e depois, enfim, passar a costura no fundo da sacola prendendo as dobras feitas:

fundo

As dobras ficarão presas apenas pela costura feita no fundo da sacola. O restante deverá ficar solto, e você verá o resultado quando virar a sacola para o lado direito.

Notas:

  • Essas medidas podem ser modificadas à vontade.
  • As costuras feitas servem para dar um bom acabamento ao forro preso da sacola, bem como um reforço oportuno.
  • As alças da sacola podem receber entretela adesiva ou mesmo um tecido do tipo algodão cru no forro para reforçá-las.
  • Você pode fazer a mesma sacola com o forro solto, dupla face e de outros modos.Este é apenas mais um jeito de fazer, é rápido, facilita pregar as alças, dar acabameno nas bordas superiores da sacola e traz um reforço natural às costuras, o que é bom em se tratando de sacolas, mesmo as que não carregam muito peso.

Se quiser conhecer o tutorial que me inspirou, visite: http://www.craftster.org/forum/index.php?topic=177482.0

Espero que tenha gostado ;)