Criar com Tecidos: Carteira simples para iniciantes

UOL

Carteira simples para iniciantes

Ainda as carteirinhas tão charmosas que agitam bastante: lá no site sewlover tem uma dessas mais simples com uma divisória apenas e mais fácil de fazer. Para quem não tem muita prática seria bom começar por ela para depois partir para as mais trabalhadas. Quem sabe não se animam? Vou usar as imagens do tutorial original e colocá-lo aqui em Português com alguns comentários, tá?

1 – Molde: você pode aumentá-lo para que fique mais fácil de trabalhar. Para quem não tem muita prática nem sempre fazer essas carteiras pequeninas é tão simples como se vê nas imagens. Imprima o molde em tamanho maior. ( serviços de xerocópias fazem isso facilmente) Ainda sobre o molde: deverá ser desmembrado em duas partes: o corpo da bolsinha, a parte inteira, e o bolso, a parte inferior do bolso, desenhado em vermelho.

2 – No tutorial, o forro é quiltado com manta, mas para simplificar o trabalho coloque entretela adesiva nas duas partes da bolsinha que serão cortadas no tecido principal. Cole essa entretela no avesso do tecido, não se esqueça, ok?

carteira envelope

Corte 1 x o molde inteiro no tecido principal, no tecido do forro e na entretela aderente (na imagem a autora usou manta acrílica, pois quiltou o forro)

Corte 1 x o molde do bolso  no tecido principal, no tecido do forro e na entretela aderente

carteira1

Marque as pençes e costure-as pelo avesso antes de começar, assim:

carteira2

Coloque o forro sobre a parte menor da bolsa a qual chamaremos bolso. Direito com direito do tecido. Na imagem o forro é manta quiltada. Na nossa bolsinha já colamos entretela no avesso do tecido principal das duas partes. Costurar a parte superior , onde se vê a linha azul. Depois dê alguns piques para facilitar na hora de virar.

carteira3

O bolso da bolsinha deverá ficar como se vê abaixo. No tutorial, o forro é quiltado, então a autora escolheu deixar para cima o forro quiltado, como verá na foto abaixo.

image

Coloque o corpo da bolsinha, aquele que recebeu a entretela aderente, com o lado direito para cima e sobre ele coloque o bolso da bolsinha, acertando direitinho as laterais, a altura e as pençes que deverão estar encontradas uma com a outra. Marque com alfinetes para encontrá-las direitinho. Neste ponto,você poderá passar uma costura para prender este bolso (na imagem, a parte bege quiltada) ao corpo da bolsinha. Feito isso,cubra com o forro da bolsinha, colocando o lado avesso do tecido para cima. Novamente ajuste as pençes:

image

Passe uma costura ao redor de toda a bolsa, deixando um espaço sem costurar na base para virar. Dê piques nas curvas para poder virar a bolsinha pro lado direito. Se for colocar alguma alcinha, esta é a hora de acertá-la entre as peças e costurar, como indicado na seta azul:

image

Depois de pronto, vire para o lado direito através daquela abertra que deverá ser fechada à mão, em seguida

image

Faça um pesponto no contorno do topo da bolsinha conforme a marcação em azul:

image

E está pronta.

Ao fazê-la, você acabou de aprender sua montagem, como se faz para acertar os forros e seus lados corretos antes de costurar e fechar a carteira. As pençes são importantes, deixam o trabalho mais elegante e precisam ser costuradas direitinho e combinadas antes do fechamento  para que se encontrem na costura.

O ideal é fazer essa bolsinha em tamanho maior para aprender e só depois cortá-la no tamanho original do molde.

Espero que tenham gostado!

Esta criação e imagens NÃO são de minha autoria. Pertencem à www.sewlover.com Eu apenas escrevi o meu texto a respeito. Mas os créditos deste trabalho não são meus. Agradeço a essas meninas pelos trabalhos lindos que fazem e compartilham com todos, pois isso nos faz aprender mais!

These images, tutorial and patterns belong to www.sewlover.com. I´ve just written about my experience with this tutorial with my own words and I am sharing it with the readers of my blog. I thank these girls for the beautiful works they make and share with all of us helping us to learn more and more!