Criar com Tecidos: Uma necessaire muito fofa pra vocês terminarem

UOL

Uma necessaire muito fofa pra vocês terminarem

A necessaire original é feita com tecido de algodão e cetim no forro. Resolvi testar a minha com tecido de algodão e forro de algodão, usando também um pouco de estrutura através de manta acrílica bem fininha do tipo feltrinho. Ao chegar no final do meu trabalho, resolvi que iria escrever um tutorial diferente, com os passos que se devem dar para chegar ao resultado, mas liberando completamente as soluções do acabamento para vocês resolverem, acho assim mais empolgante Smiley de boca aberta Mais criativo e livre também.

image

Os alfinetes laterais e o frontal dizem respeito ao fechamento do qual falo no  final do tutorial

 

1 -  Cortar 3 tiras de tecido na medida de 15 de largura por 45 de comprimento, cada uma, emendá-las no sentido do comprimento. A questão das padronagens e de sua repetição ou não fica a critério:

image

2 – Cortar o forro e a manta (se for utilizar) no tamanho deste tecido que acabou de emendar, sendo que a manta deverá ser 0,5 cm menor nas laterais.

3 – Unir tecido principal, manta e forro e alinhavar as extremidades, franzindo os tecidos:

imageimage

Depois de franzir as extremidades, os tecidos ficarão desse jeitão acima.

4 – Faça uma bainha de acabamento nas laterais, virando o tecido para o lado do forro e costurando:

image

5 – Agora corte 8 retângulos de 10cm X 12cm e sobre eles recorte essas lapelas:

imageimage

O Molde é este, clique na imagem para ampliar e imprima no tamanho original:

 

image

6 – Costure as lapelinhas de duas em duas. Deixe um espaço para virar depois de costuradas. Você terá 4 lapelas. Para costurá-las, coloque duas direito com direito, costure no avesso, unindo-as e deixando um pedacinho sem costurar para virar para o direito.

7 – Se o tecido for grosso, dê pequenos piques nas curvinhas, perto das costuras antes de virar,  assim não correm o risco de ficar grosseiras as costuras.

8 – Coloque uma das lapelas posicionada na área de trabalho e sobre ela ponha uma das extremidades franzidas, avesso para cima, fazendo um U:

imageimage

Em seguida coloque a outra lapela sobre o avesso, prendendo ambas com alfinetes nas extremidades superiores. Elas deverão ficar ajustadas, presas por alfinetes ou alinhavo (recomendo este) para que sejam  costuradas de uma só vez. Faça isso nas duas pontas do trabalho:

 

image

As duas extremidades franzidas ficarão assim e sua necessaire está praticamente pronta. Dobre-a ao meio e verá:

image

Basicamente é isto, mas o fechamento lateral é feito com fitinhas depois de dobrar cada uma dessas laterais em direção ao centro,assim:

image

As estrelinhas marcam onde é costurada a fitinha de cetim para fechar com um lacinho. Mas……mas……pode ser colocado outro tipo de fechamento. Vocês decidem qual, inclusive botõezinhos de pressão para os que optaram para estruturar a bolsinha. Enfim, é isso, o restante vocês resolvem, incusive o modo de fechar a parte superior que tmbém usa fecho de pressão e depois botõezinhos coloridos ou qualquer outro enfeite. Depois da técnica, o melhor é criar, enfeitar, deixar a bolsinha bem lindinha

Observação: O molde da lapelinha pode ser ampliado. No caso deste tutorial, ele deve caber no retângulo de 10 x 12, mas se quiser testar um maior, aumente as medidas do retângulo.