Criar com Tecidos: Carteira dobrável com molde e PAP em Português

UOL

Carteira dobrável com molde e PAP em Português

 

Este tutorial está em Português e ricamente ilustrado, é o PAP de uma carteira dobrável de tecido muito bonita e que já foi postada aqui no Blog  mas sem muitos detalhes de como fazer. Pode ser também em couro, viu? Fica linda!

dobra26

 

bolsinhadobrada

     Clique nas imagens para aumentá-las

Moldes: Clique sobre as imagens para ampliá-las e  salve em seu computador. Poderá ampliar se quiser fazer carteiras maiores.

carteiradobravel

carteiradobravel2

 



 

 

 

dobra1

1- Cortar entretela colante duas vezes para cada molde, conforme se vê acima.

dobra2

2 - Observe que no avesso a entretela foi colada deixando o espaço para costura.

dobra3

3 - Observe as estampas dos tecidos. Para as abas, o mesmo tecido dos ovais qua farão o lado externo da carteira. Vamos trabalhar com essas abas. Separe-as

dobra4

4 - Una as duas abas, direito com direito para fechá-las, veja as imagens abaixo:

dobra5

5 - Una as duas partes, obedecendo ao desenho das abas, picote as partes curvas para virar sem embolar o tecido.

dobra6

dobra8

 

 

 

 

 

6 - Vire para o lado direito e faça uma costura em todo o contorno da aba.

dobra9

7 - Coloque  o tecido oval maior da mesma padronagem da aba com o lado direito para cima e sobre ele, na lateral reta superior coloque a aba com a parte curva para dentro e a parte reta encostando na beirada superior, conforme a foto. Passe uma costura apnas para segurar essa aba

dobra10

8 - Sobre a parte oval e a aba costurada coloque o tecido do forro interno, neste caso o debolas, direito com direito do tecido floral.
dobra11

9 - Costure ao redor para prender os tecidos, deixando uns 8 centímetros sem costurar para virar para o lado direito. Picote as partes curvas.

dobra12

10 - Vire para o lado direito, trazendo também a aba para fora e passe uma costura ao redor do trabalho, aproveitando para fechar a abertura deixada para virar para o direito.

dobra13

11 - Mantenha o seu trabalho com o lado do avesso para cima (avesso=lado interno da carteira)

dobra14

dobra15

 

 

 

 

 

12 - Hora de trabalhar com os pedaços menores: Una os dois, direito com direito do tecido, conforme imagens

dobra16

dobra17

 

 






13 - Costure ao redor deixando uns 6 cm sem costurar para virar do lado direito. Picote as curvas com a tesoura. Vire para o direito e faça uma costura ao redor, fechando tamb´m a que ficou aberta para desvirar.

dobra18

14 - Esta imagem é importante pois define a montagem da carteira. Pegue a peça maior costurada e deixada com o avesso para cima no passo 10 e sobre ela coloque o molde para fazer as marcações das linhas dos molde. Observe na foto que a parte que se sobrepõe deve combinar com uma das marcas da peça de base. Faça exatamente, no mesmo sentido que se vê na imagem. O lado arredondado do pedaço sobreposto  deve ficar sobre a aba e o lado reto deverá estar alinhado com a extremidade reta da base. Com uma caneta marcadora, passe um traço reto na peça sobreposta exatamente onde esta encontra a linha marcada na peça de base.

15 – Passe uma costura nessa linha traçada:

dobra19

16 – Veja como vai ficar:

dobra20 Desta parte em diante, a montagem da carteira vai obedecer certas dobras marcadas anteriormente e estará feita com outro tecido, mas se trata do mesmo tutorial, ok?

dobra21

17 - Observe que na linha pontilhada no meio foi onde se costurou no passo anterior e as linhas sólidas pretas representam as dobras que deverão estar marcadas na peça de base. Você poderá vincar com um vincador, com a unha ou do jeito que achar mais simples.

dobra22

18 – Levante a parte de baixo do pedaço que  foi costurado ao meio sobre a peça base. Ao levantar, encaixe sua lateral esquerda na dobra que irá fazer com a linha mais próxima desse pedaço. Dê um “beliscão” para segurar essa parte do tecido entre os dedos, usando a linha como guia. Prenda com alfinete.

dobra23

19 – Levante a outra parte do tecido que não foi costurada e que se encontra sobre a aba da peça base e faça o mesmo que fez no passo anterior: usando a linha como guia, dê um beliscão no tecido, formando uma dobra na qual se encaixará essa parte do tecido. Prenda com alfinete. A imagem explica com clareza como fazer.

dobra24

dobra25

 

 

 

 

 

20 – Faça a mesma coisa do outro lado da bolsinha. Amplie as imagens, clicando sobre elas,  e veja como ficou. Prenda com rebites próprios as partes com alfinetes.

dobra26 dobra27

 

 

 

 

Finalizar com botões e fechos bem bonitos.

Fonte desse trabalho: encontra-se registrada nas fotos.