Criar com Tecidos: Como fazer o molde básico de uma bolsa.Parte 2: fundo e laterais

UOL

Como fazer o molde básico de uma bolsa.Parte 2: fundo e laterais



Parte 1 – Frente e Costas da bolsa:
http://www.criarcomtecidos.com.br/2012/10/como-fazer-o-molde-basico-de-uma-bolsa.html

Fundo e lateral.

O molde desta bolsa traz o fundo e as laterais separadas do corpo da bolsa. É como se fosse uma faixa de tecido,que faz o fundo e os dois lados, sendo costurada na parte da frente e na parte de trás da bolsa, unindo-as.

Então, para fazer essa faixa de fundo e laterais são necessários alguns cálculos super interessantes, vejam:

HI = fundo da bolsa. Aqui nós vamos resolver qual a largura do fundo da bolsa. Vamos supor que esse fundo tenha 10 cm de largura.Então,
HI=largura do fundo da bolsa
HI=10 cm.
HJ=1/2 de AB. Aí você me pergunta o que é AB? Lembra-se do traçado anterior, onde fizemos frente e parte traseira da bolsa? AB é a medida da largura da bolsa, ou seja, 30 cm. Então,
HJ=1/2 de 30cm
HJ=15 cm
IK = HJ
Ligue JK por uma reta
Desse modo fechamos um retângulo onde estão definidas as medidas da largura do fundo da bolsa e a metade da largura da bolsa, pois este molde é metade, será cortado com o tecido dobrado, encostando-se a linha HLI do molde na dobra do tecido.
L=1/2 de HI, ouseja, L=metade da largura do fundo da bolsa
L=HI=5 cm
M=1/2 de JK
JK=HI=10 cm
M= 5 cm
Ligue LM por uma reta


image

MN=AC (No molde anterior representamos AC pela altura da bolsa, ou seja, AC=38 cm).Então,
MN=AC=38 cm É a reta que eu vou traçar no molde abaixo e que será a lateral da bolsa, vai encaixar direitinho na montagem da bolsa, pode testar!
Daí que eu tenho a linha LM que será alongada até o ponto N.
NO=1/6 de KJ 
NO=1,6 (a medida aqui leva em conta o fundo da bolsa com 10 cm de largura) KJ=HI=largura do fundo da bolsa=10 cm,então, KJ=10cm. 1/6 de 10 cm=1,6 cm
NP=NO=1,6 cm
Ligue KO e JP por retas.image

Parece confuso, mas juro para vocês que não é. Este é o modo correto de se fazer um molde de bolsa básica. Este traçado permite fazer fundo e laterais da bolsa sem erro e sem sofrimento, pois ela se baseia nos cálculos exatos das medidas da bolsa. Seja qual for a medida. Estas que estamos usando aqui são apenas  exemplos partindo de uma bolsa que 30 cm de largura por 38 cm de altura. Poderia ser qualquer outra medida, depende da bolsa que vai fazer.

Agora ficou mais simples você fazer uma sacola, por exemplo, com fundo e laterais determinadas por essa faixa à parte. Tente fazer a sua, com as suas medidas e depois me conte, ok?

Esta é uma bolsa tipo carteiro, masculina, observe a lateral dela.

General Image B2W

E muitas vezes podemos incrementar essas faixas laterais com bolsos e fazê-la também mais larga. Que tal criar a sua? Sim, uma sacola simples, faça de algodão cru para treinar, para aprender como é o barato da modelagem e daí quem sabe vai tomar gosto e fazer um curso bacana em uma escola especializada?

Na próxima semana tem mais….Não acabou, não….rererer….

Ah…e se clicar na imagem acima verá muitas bolsas maravilhosas, é o site de onde tirei essa.