Criar com Tecidos: Como fechar sacolas dupla face com alças integradas.

UOL

Como fechar sacolas dupla face com alças integradas.

ecobags

Vocês se lembram dessas ecobags que postei aqui tempos atrás? Clicando na imagem verão o post e o molde das sacolas. E por que voltaram à tona? Pois bem, eu fiz uma para testar, achei-as muito bonitas aqui na foto e realmente são super fáceis de fazer, rápidas e ficam lindas quando o tecido é bom e bem escolhido, o que não foi o meu caso, pois usei um algodãozinho cru para testar o acabamento das alças e testar o molde. Show, meninas e meninos, muiiito show!

1- Em primeiro lugar trace o molde seguindo as medidas do esquema, vai dar super certo. No meu caso, fiz a metade, achei mais fácil e também mais confiável em virtude da abertura curva da frente da sacola.
2 - Tecido de algodão firme, daqueles que tem em nossa loja (as sacolas ficam maravilhosas, acreditem!!)
3 - Para quem não sabe como fazer com o acabamento da alça e o forro, pois são dupla face, aí vão as explicações. Aliás, teve uma leitora no Face que me pediu orientação sobre o assunto, então, aí vai:

A - Tanto a sacola, quanto o forro são costurados do mesmo modo como se fazem as sacolas comuns: fechamento das laterais, fundo e a abertura que faz a "caixinha de leite".
B - Na hora de forrar, também o procedimento é o mesmo: forro e lado externo direito com direito, sendo que a sacola estará dentro do forro, costuras acertadas, fechamento normal, deixando no forro uma abertura para virar.
C - Ao costurar as alças em sua parte superior, deixe 5 cm sem costurar, tanto da parte externa quanto do forro. Veja esta imagem de um tuto americano:

image
D - Na imagem você tem a sacola já devidamente desvirada com o lado direito para fora e o forro para dentro. Nas setas, a autora quis evidenciar que fica uma abertura em cada extremidade. A minha eu deixei com 5 cm.

image

E - Aí é colocar direito com direito de cada ponta e costurar fechando as extremidades. Fará essa operação com o tecido da sacola, o externo, e com o tecido interno, o forro. No caso do modelo desta bolsa, uma das alças é mais comprida, não estranhem, portanto. A técnica de acabamento é a mesma.

image

F - O mesmo deverá ser feito com a outra alça e você terá esse resultado: as alças devidamente fechadas e as laterais abertas. Com o ferro de passar roupas, se for preciso, acerte essas laterais abertas e ao pespontar toda a parte superior da bolsa, as alças serão, então fechadas.
Depois é só fechar a abertura deixada para desvirar a sacola e terá uma legítima ecobag dupla face. Fica muito lindona, amei fazer e amei o resultado, não deixaria de comentar aqui com vocês.

Para quem está começando a fazer esse tipo de trabalho eu recomendo. E o tamanho também é excelente: depois de pronta = 50 cm de largura x 40 cm de altura (contando do fundo até o "decote" da sacola)

As imagens foram tiradas do tutorial que ensina esse fechamento das alças de uma sacola dupla face: http://www.ikatbag.com/2013/01/make-bag-chapter-3c-integrated-straps.html