Criar com Tecidos: As bolsinhas e como aumentar o molde na impressora

UOL

As bolsinhas e como aumentar o molde na impressora

 

Pelas fotos dá para ver que fui eu quem as tirou, né? Pois bem essa bolsinha é um presente que estou fazendo para uma garotinha de 11 anos. São duas, aliás. Devem estar lembrados de um tutorial com molde da Peachmade e que publicamos aqui: http://www.peachmade.com/NewFiles/topics_24/24_top.html

image

No site eles disponibilizam os moldes (um pequeno e outro maiorzinho), além do PAP. Mas depois de testar os moldes, achei realmente muito pequenos para uma menina de 11 anos e outra de 12 (são duas irmãzinhas australianas) Olha na foto o detalhe do mosquetão pequeno que ainda estou testando para ver se funciona para colocar nas alcinhas (o mosquetão pode ser pesadinho para uma bolsa delicada, daí estar pendurado para comentar com vocês). O tecido é incrível, é japonês, ganhei da Michelle (patterns) e queria poder costurar só com esse tipo de tecido…É maravilhosa a textura e a sensação de toque.image

A costura lateral faz esse biquinho no fundo e a bolsinha fica super dieferente e lindinha. Achei o máximo e vocês vão gostar também quando fizerem.
image

Na hora de forrar e colocar o zíper eu não segui o PAP original. Fiz exatamente como fazemos ao pregar o zíper em uma nécessaire. Desse modo o acabamento do zíper fica mais bonito e com bastante cuidado e paciência você vai acertando o tecido para não "embolar", uma vez que também usei manta acrílica fina para dar sustentação à bolsinha. Aliás, na minha opinião, não tem como não usar uma forração com manta. Então, considere como se estivesse fazendo o zíper de uma nécessaire, só depois corte as pontas do zíper e não se esqueça de manter o zíper aberto com o carrinho do lado de dentro da bolsinha para não correr o risco de fechar as laterais da bolsinha com o puxador (carrinho) do lado de fora, nas pontas.
 image

Aqui o avesso da bolsinha com o zíper costurado, esperando somente o arremate final que são os vieses nas laterais. Ainda não decidi também sobre a alça, estou fazendo uns testes por enquanto. Mas postarei a foto dela pronta. A outra seta, inclusive, aponta para a pequena alcinha de tecido onde será encaixada a alça da bolsa.

image

Aqui o avesso do fundo que deve ser dobrado para dar o efeito que vocês viram acima, nas laterais inferiores da bolsinha (um charme!)

Bem, vamos aos comentários:

1 - Em primeiro lugar minha bolsinha mede mais ou menos 23 cm de largura X 20 cm de altura, bem diferente das medidas originais (16 X 19). Para conseguir aumentar o tamanho apenas aumentei o molde em 125% do tamanho original do molde maior:

http://www.peachmade.com/NewFiles/topics_24/pochette_l_pdf.pdf

2 - Esse aumento se dá na impressora e é simples: você abre o PDF e vai na opção Arquivo de seu navegador. Ali escolhe "Configurar Página" quando aparecerá uma opção de "Escala" onde deverá escolher a opção desejada. Ao escolher 125%, na verdade estará aumentando seu molde em 25%. Se escolher 150%, serão 50% e assim por diante. Os moldes sairão em mais páginas e pela metade, o que fará você cortar com o tecido dobrado. Eu ainda removi 1 centímetro da largura desse molde ampliado. Na parte reta do molde, onde será encostado na dobra do tecido, eliminei 1 cm e achei que ficou melhor, mas vocês devem fazer seus testes de aumento ou diminuição até ficar do gosto de cada um.

3 - Todos os detalhes do PAP estão bem explicados por fotos neste tutorial: http://www.peachmade.com/NewFiles/topics_24/pochette_pdf_print.pdf

4 - Apenas o modo de trabalhar com o forro e a colocação do zíper eu fiz seguindo as mesmas que utilizamos ao fazer uma nécessaire, mas você pode fazer exatamente igual ao tutorial.

É uma delícia fazer esta bolsinha. Recomendo!

Qualquer dúvida pode perguntar.