Criar com Tecidos: Molde básico de uma bolsa com fundo arredondado

UOL

Molde básico de uma bolsa com fundo arredondado

 

Vamos traçar um molde básico de bolsa com fundo arredondado??

Então vamos lá:image

1 -  Traçar um retângulo de 45 cm x 40 cm onde AB = 45; AC= 40 cm BD=AC
2 -  Usar um prato, régua, transferidor ou que desejar para arredondar as extremidades como se vê na imagem. Neste caso é só um arredondamento que se apoia nas linhas de baixo e lateral de cada canto para o traçado do círculo.
3 - Para as laterais em viés, entrar 2,5 cm de cada lado e encontrar o ponto A1 e B1 do lado oposto.
4 - Fazer um traçado A1 até E e no lado oposto B1 a F
5 - Ao recortar seu molde, essas partes coloridas deverão ser descartadas, e o molde servirá para frente e costas da bolsa

Se usar um prato para arredondar as extremidades, use um prato padrão de mais ou menos 27 cm de diâmetro.

Por enquanto é só: o molde de uma bolsa de fundo arredondado. Se quiser fazer uma pence em cada canto curvo poderá usar as instruções dos posts abaixo. Caso contrário, podemos fazer as laterais e fundo em uma tira só que será feita pela metade e cortada no tecido dobrado. Como já foi assunto de posts anteriores, vou copiar aqui a explicação:

Fundo e lateral.

O molde desta bolsa traz o fundo e as laterais separadas do corpo da bolsa. É como se fosse uma faixa de tecido,que faz o fundo e os dois lados, sendo costurada na parte da frente e na parte de trás da bolsa, unindo-as.

Então, para fazer essa faixa de fundo e laterais são necessários alguns cálculos super interessantes, vejam:

HI = fundo da bolsa. Aqui nós vamos resolver qual a largura do fundo da bolsa. Vamos supor que esse fundo tenha 10 cm de largura.Então,
HI=largura do fundo da bolsa
HI=10 cm.
HJ=1/2 de AB. Aí você me pergunta o que é AB? AB é a medida da largura da bolsa, ou seja, 45 cm. Então,
HJ=1/2 de 45cm
HJ=22,5 cm
IK = HJ
Ligue JK por uma reta
Desse modo fechamos um retângulo onde estão definidas as medidas da largura do fundo da bolsa e a metade da largura da bolsa, pois este molde é metade, será cortado com o tecido dobrado, encostando-se a linha HLI do molde na dobra do tecido.
L=1/2 de HI, ou seja, L=metade da largura do fundo da bolsa
L=HI=5 cm
M=1/2 de JK
JK=HI=10 cm
M= 5 cm
Ligue LM por uma reta

image

MN=AC (No molde representamos AC pela altura da bolsa, ou seja, AC=40 cm).Então,
MN=AC=40 cm É a reta que eu vou traçar no molde abaixo e que será a lateral da bolsa, vai encaixar direitinho na montagem da bolsa, pode testar!
Daí que eu tenho a linha LM que será alongada até o ponto N.
NO=1/6 de KJ 
NO=1,6 (a medida aqui leva em conta o fundo da bolsa com 10 cm de largura) KJ=HI=largura do fundo da bolsa=10 cm,então, KJ=10cm. 1/6 de 10 cm=1,6 cm
NP=NO=1,6 cm
Ligue KO e JP por retas.image

Parece confuso, mas juro para vocês que não é. Este é o modo correto de se fazer um molde de bolsa básica. Este traçado permite fazer fundo e laterais da bolsa sem erro e sem sofrimento, pois ela se baseia nos cálculos exatos das medidas da bolsa. Seja qual for a medida. Estas que estamos usando aqui são apenas  exemplos partindo de uma bolsa que 30 cm de largura por 38 cm de altura. Poderia ser qualquer outra medida, depende da bolsa que vai fazer.

image

Então, olha que trabalho gostoso para fazer nesse final de semana!!! Desse modo, já terá pronto o molde da frente e costas da bolsa e da tira de fundo e laterais da bolsa.
Deste molde invente outros com medidas diferentes!! E conte pra mim, tá? Vou ficar muito feliz de saber!!Alegre

Uma dica: sempre corte os fundos e laterais primeiro em um tecido de teste ou em um papel, teste ao redor da bolsa para ver se deu certo ou se precisa aumentar, principalmente quando o fundo é arredondado. É sempre bom esse cuidado para quem está começando, tá?