Criar com Tecidos: Moldes e Réguas curvas: colocando uma pequena pence no molde de sua bolsinha

UOL

Moldes e Réguas curvas: colocando uma pequena pence no molde de sua bolsinha

 

Em primeiro lugar, espero que esteja sendo útil para vocês, pois para mim tem sido e muito! Não que eu esteja aqui ensinando alguma coisa, não sou modelista, muito menos profissional. Apenas com algumas noções já obtidas em alguns cursos e mais um pouco de observação acabei por traçar meus moldes de clutch dessa maneira, o que não significa que não existam outros modos melhores e profissionais.
Agora vamos às pences: este molde da bolsinha que vimos no post abaixo tem espaço suficiente para ter desenhada a pence de que falei anteriormente. O traçado curvo bem acentuado já possui espaço suficiente para que se faça uma entrada suave na costura de mais ou menos 5 cm, bem no meio dessa curva como se vê na imagem em  vermelho

image


Para abrir o molde e inserir uma pence, é necessário que se faça um traço do meio da curva para dentro de mais ou menos 5 cm, ou na medida desejada.

image

Observe que aqui a curva é menos acentuada, o acréscimo dessa pence é que vai modificar o desenho, tornando-o mais gracioso  como na imagem acima.

image

Este traço deverá ser cortado com tesoura e o traçado deverá seguir esse ângulo que você vê marcado no papel apenas para orientação, pois precisamos apenas de 5 centímetros ou a medida que escolher.

 

image

O próximo passo é colocar um pedaço de papel sob essa linha traçada e já cortada e fazer a abertura de 5 cm na linha cortada com a tesoura prendendo com alfinete. Observe que o traçado do molde mudou: a curva ficou maior e também a parte de cima e de baixo se modificaram. A partir daí você vai traçar o seu molde novamente, colocando sobre um papel branco e traçando todo o novo contorno, agora com essa abertura, e terá um molde semelhante a esse primeiro do post. Depois de desenhar o molde novamente com a abertura, não se esqueça de riscar onde vai a pence para quando cortar o tecido saber exatamente onde deverá costurar.

Claro que se fizer seu molde nas proporções colocadas no post seguinte, onde a curva é grande o suficiente para receber uma pence, não será necessária essa operação de guerra ensinada aqui…rerererere….

Mas é muito bom ter noção de como se amplia uma determinada porção do molde para a inserção de uma prega, de uma pence, etc….
Treine no papel (ele rasga um pouquinho como foi com o meu),  faça vários moldes com medidas diferentes e você vai conseguir fazer sua clutch a partir de seu próprio molde.

Nesta imagem abaixo você vê o exemplo dessas pences em uma bolsinha:

penceclutch

Imagem de: http://papo-de-arte.blogspot.com.br/p/pap-arv.html

 

Depois vamos para a aba da clutch, ok? Mas também poderá tentar com as orientações deste post e do anterior, ok?

Antes de prosseguir, porém, vamos falar de réguas que traçam curvas?

Veja nesta página do Google quantas opções de réguas que ajudam na hora de traçar curvas, não somente na costura de roupas:

https://www.google.com.br/search?q=reguas+curvas+para+costura&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wIAbU-7mAo6qkAfF9oH4AQ&ved=0CDQQsAQ&biw=1024&bih=680

Régua Para Corte e Costura Trident C-05

Gostei desta aqui, ainda não tinha visto….

E esta que adoro e tenho uma:

Régua flexível com graduação - 60cm

Esta régua é flexível, você pode mexer nela como quiser, medindo curvas já prontas, medir as que fizer, criar suas próprias, enfim, ajuda bastante. Tem várias graduações. Esta tem 60 cm. Existem maiores e menores.

http://www.oprojetista.com.br/busca/subsubcat_5_13_6_Materiais-para-Desenho-Reguas-Curvas.html

Ufa, terminei! Espero que tenham gostado! Neste ano pretendo focar um pouco mais nos moldes, ok?

Ah..pera! Esqueci de falar da Régua Francesa que é ótima para a criação de curvas muito bonitas e permite criar bastante. Lembro-me de quando fazia um curso de modelagem e a professora me disse que para fazer uma curva é preciso saber olhar para ela, procurar até encontrar e na Régua Francesa isso era muito mais provável.

Veja quantas réguas/curvas francesas aqui no titio Google

E quem me lembrou desse detalhe? A Valen Patch a quem sempre agradeço por ajudar!! Valeu!